A retomada econômica em Poços de Caldas e seu impacto regional

             Como foi dito ao final de meu primeiro artigo sobre a Retomada Econômica em Poços de Caldas, tudo que acontece lá ressoa na região, e de lá virá um “tsunami” que todos podem surfar se quiserem. Este vínculo regional, inclusive com municípios além da divisa com São Paulo, é algo histórico, e Poços fornece uma série de insumos para comércio, setor produtivo, ensino e saúde para suas vizinhas, integrando um leque significativo de cadeias econômicas. É centro de iniciativas regionais, como o selo Café Vulcânico e o Grupo de Integração para o Desenvolvimento Regional (GIDRE), um consórcio entre municípios das regiões de São João da Boa vista e Poços de Caldas voltado para a integração econômica. Por este motivo, um mapeamento objetivo de sua rede de influência é crucial para o planejamento de qualquer projeto de desenvolvimento, e pretende-se aqui dar uma contribuição inicial, apontar caminhos: no caso, apresentarei a rede principal de municípios que consomem em Poços de Caldas.

                Foi apresentado agora no mês de junho um estudo do IBGE profundo sobre as Regiões de Influência das Cidades (REGIC), onde Poços de Caldas é considerada uma Capital Regional do tipo C. A publicação traz informações do Brasil inteiro e por isso é mais geral, mas estudando as planilhas de dados que serviram de base para o estudo pode-se encontrar detalhes sobre a economia regional que vão além do que foi divulgado. Há números sobre as relações específicas da saúde à agricultura, e como passamos por uma crise sobretudo comercial apresentarei aqui os dados do varejo. Entre os 35 municípios em que os cidadãos declaram comprar vestuário em Poços de Caldas e os 29 que admitem comprar eletroeletrônicos e móveis, serão apresentados aqui os que consomem mais de 25%, considerados pelo REGIC “Ligações Principais”.

                Abaixo virão as redes, sendo que nas linhas vem os percentuais arredondados do quanto cada município consome no município central. As imagens são gráficos, e não reproduzem o real posicionamento geográfico:



         São 12 municípios em cada rede, sendo que São João da Boia Vista não consome representativamente vestuário, e Muzambinho, eletroeletrônicos e móveis. Ao todo, pode-se definir como 13 as cidades mais influenciadas comercialmente por Poços de Caldas, e nas próximas semanas apresentarei breves diagnósticos sobre as características econômicas deste conjunto de cidades. A ideia é, através deste tipo de relação, compreender como se constituiu uma rede de interdependência intermunicipal capaz de dar sustentação para projetos de desenvolvimento regional, levando também em consideração as características econômicas de cada um destes 13 municípios. Por este motivo, segue também uma tabela com dados econômicos de todos eles, mais os dados nacionais e do Estado de Minas Gerais:

                Tem-se aqui a consciência do quanto é breve e preliminar esta apresentação de dados, e que este é o começo de uma reflexão sobre este sistema regional. Foram trazidos os dados comparativos mais recentes publicados. Nas próximas semanas apresentarei novas reflexões sobre estes dados, no sentido de contribuir com o desenvolvimento destes 13 municípios e da mais sólida relação entre eles. A compreensão do papel integrador da atividade comercial é ponto fundamental na escolha dos caminhos para uma recuperação econômica que renove e reinvente nossa economia, e convido todos a também tirar suas conclusões a partir destes e demais dados sobre nossa vizinhança.

Uma ótima semana à todos!

Marcos Rehder Batista, sociólogo, doutorando em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia/Unicamp, pesquisador do NEA/Unicamp e do Urban Living Lab-SP/Unicamp, líder do projeto RB Sustentabilidade 4.0. E-mail: marcosrehder@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE NÃO O PROTAGONISMO DO AGRO NA REINDUSTRIALIZAÇÃO?

Aprendizado e alternativas no Projeto Inova Juntos – CNM: caso de Águas da Prata

A agroindústria na Economia Verde