Guardiã do Planejamento: lições da ACI Mococa
A
união entre os mais variados setores do empresariado a favor do desenvolvimento
da sociedade mocoquense e da região é provavelmente a maior marca no trabalho
da Associação Comercial e Industrial de Mococa, sustentando o lema “juntos
somos mais fortes”. Ela é referência para vários municípios vizinhos,
provavelmente devido à sua versatilidade, qualidade que a credenciou a exercer um
papel especial numa economia diversificada. A capacitou também a ajudar a identificar
vários negócios potenciais onde a maioria não vê mais que um problema,
tornando-se eficaz especialmente em situações de crise, como a que vivemos
agora. Também se firmou como importante parceira do poder público, não apenas
fazendo o meio de campo sempre necessário entre política e economia como assumindo
propostas para todas as questões da cidade.
Como
a maioria dos municípios da região a estrutura econômica de Mococa foi historicamente marcada pela atividade rural, onde se destaca a pecuária bovina, como uma das
mais tradicionais bacias leiteiras do país, inclusive, uma importante indústria
de laticínios. Dentre os 7 municípios com mais de 60 mil habitantes tratados
neste estudo é aonde o setor agropecuário é mais representativo na economia (7,72 %), com uma indústria em franco desenvolvimento (25,55 % do PIB) e um setor
de comércio e serviços muito representativo, diversificado e atrativo (66,73 %).
A ACI Mococa desenvolve projetos com os três setores, sem abrir mão da
colaboração com a prefeitura. Aliás, a ACI Mococa foi a guardiã do Plano
Mococa 2050, um trabalho desenvolvido através da iniciativa privada
juntamente com a Agência Regional de Desenvolvimento que orienta a elaboração
de um Plano Diretor. Posturas como estas levou seu presidente a liderar o
Departamento de Desenvolvimento e Gestão Empresarial no primeiro semestre de 2020, onde dedicou intensos
esforços em projetos de extrema importância para o município como a reorganização
do Condomínio Industrial, elaboração do projeto de um Centro de Inovação
Tecnológica junto aos cursos técnicos e superiores oferecidos na cidade e
formação do Conselho de gestão do mercado Municipal.
Deste
modo, participou efetivamente da elaboração dos planos locais para superar a
crise como uma espécie de cogestora, tanto na saúde quanto no comércio. No
poder público, assumiu em conjunto a missão de estruturar estratégias para a
flexibilização da abertura do comércio de Mococa não apenas pleiteando apoio
aos Governos, mas também buscando caminhos dentro da legislação. Isso tudo como
já mencionado neste texto, desenvolvendo ações para possibilitar que as vendas
continuassem a acontecer mesmo com o comércio de portas fechadas. Em relação
aos seus associados, estimulou e orientou sobre como reinventar seus negócios
nos meios digitais, com o uso de redes sociais e delivery, além de oferecer uma
plataforma de vendas nos moldes mais modernos, o Shopping Mococa. Vendo a
dificuldade dos empreendedores em negociar com seus fornecedores a entidade
colocou à disposição de seus associados um de seus diretores para realizar
consultorias gratuitas que realizam este serviço.
Mesmo
atualmente longe da administração pública, por solicitação da Diretoria
Regional de Saúde a Associação assumiu a missão de realizar o cadastramento dos
motoboys que atuam com os serviços delivery na cidade para que estes sejam
acompanhados e orientados sobre os cuidados sanitários, valorizando estes
profissionais de linha de frente e assumindo uma necessidade de política
pública local. Esta postura é um retrato do empreendedorismo a partir do qual a
ACI Mococa opera em todas as situações, entendendo que todo cidadão e todo
problema local e regional pode exigir atitudes inovadoras e são de sua alçada.
Pode-se
dizer que estes dois diferenciais apontados aqui nesta associação comercial (“guardiã
do planejamento” e “cogestora da crise”) são consequências de um terceiro, o fato
de focar sua ação sempre no fortalecimento empoderamento do cliente, seja este
cliente um empresário ou um consumidor (ou mesmo, o poder público), de modo que
sempre consegue fortalecer quem é atendido por ela. Não é atoa que possui
proporcionalmente um dos maiores números de associados do Estado (1050) e que é
de lá um dos vice-presidentes da Federação das Associações Comerciais do Estado
de São Paulo (FACESP). A ACI Mococa não apenas é uma ótima inspiração como
realmente cumpre um papel de orientação para muitas das demais associações da
região, exatamente por este espírito colaborativo, resultado tanto do tempo que
seu grupo gestor está a sua frente e visão macro em relação à sociedade.
Link para introdução ao projeto “Com a palavra, as
associações comerciais”
https://rbsustentabilidade40.blogspot.com/2020/06/crise-com-palavra-as-associacoes.html
Marcos Rehder Batista, sociólogo, doutorando
em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia/Unicamp, pesquisador do
NEA/Unicamp e do LEICI/Unicamp, líder do projeto RB Sustentabilidade 4.0.
E-mail: marcosrehder@gmail.com
Desde que a participação do comercio local seja mola propulsora e não umbilical eu acredito que seja a saída. Mas MOCOCA CARECE de percepção do SENSO COMUM, atribuir responsabilidades na conexão entre o possível e o realizável é situação sine qua non de resultados merecedores, mas é preciso estimular isso funcionários, clientes, usuários e sobretudo nas empresas familiares o compartilhamento das informações em tempo real, a fidelidade do consumidor vem sobretudo de uma participação efetiva e corpórea do sistema ao qual as empresas estão inseridas. #somosmaisfortes #éprecisoesforço.
ResponderExcluirSensacional, Carlos Alberto. Este processo é difícil mas o único caminho. Parabéns!
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