Atrair para crescer. As lições de Cássia dos Coqueiros



                  Dos municípios que estão sendo tratados neste projeto, provavelmente Cássia dos Coqueiros é o que está passando por maiores mudanças nos últimos anos, sendo fundamental sistematizar o que e como as transformações estão acontecendo é uma tarefa urgente para que esta expansão traga os resultados desejados para a população em geral. A atividade agrícola é a base de sua economia (68% do PIB), porém sua população não é tão rural assim (apenas cerca de um quarto), mas estes dados explicam o porque seu setor de serviços e comércio não se organizou em uma associação comercial, pois representa menos de 30% da economia. Porém, dois movimentos provocados pela beleza e bem estar do lugar tem apontado para uma radical mudança socioeconômica: a migração de alto padrão proporcionada pela implantação de condomínios e os atuais esforços para atração de turistas.

                Na divisa com Minas Gerais, o município faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, além de alguns outros centros econômicos como Cajuru e Mococa, o que poderia ser uma vantagem mas que para o comércio local consiste em uma dificuldade. A maior variedade de produtos e a oferta de preços mais competitivos sempre levou muitos coqueirenses a comprar em outras cidades. Isto consistiu em um problema, pois desestimulou a formação de um complexo comercial mais prestigiado, e assim, a economia local não conseguiu ganhar autonomia. Mas a migração e o turismo deve mudar isso.

                Nos últimos 10 anos foram organizados alguns condomínios e loteamentos em torno da cidade que atraiu novos moradores, com alto poder aquisitivos e disposição de viver uma realidade que só uma cidade como Cássia dos Coqueiros, com menos de 3000 habitantes, pode oferecer. Ou seja, é um mercado consumidor poderoso e que não está disposto a sair de lá para consumir. Com isso, há uma onda de oportunidades para o comércio local, que será forçado a adaptar-se e oferecer um serviço capaz de satisfazer esses novos clientes, o que vai estimular a população local a também passar a consumir ali. Isso não só tende a aumentar a quantidade de estabelecimentos comerciais, restaurantes e prestadores de serviços como também irá estabelecer uma dinâmica de mercado mais forte.

               Outra fonte de atração de novos clientes será o turismo, que está sendo estimulado atualmente, inclusive com a abertura de um posto de orientação turística, que conta com um catálogo interessantíssimo que já está disponível no site da prefeitura. Cachoeiras, mirante, paisagens paradisíacas; todas coisas que não faltam lá, é uma cidade linda, com muito potencial para ecoturismo, turismo rural e turismo de aventura. Este estímulo fatalmente levará à ampliação da infraestrutura para hospedagem, alimentação e comércio, sendo outra atividade que pode alavancar toda a economia local. Infelizmente, os pontos turísticos e serviços para turistas não estão abertos devido à pandemia, o que por um lado está atrasando um projeto importante para a cidade mas por outro pode ser uma oportunidade, pois todas as cidades estão passando por isso e a tendência agora deve ser as pessoas irem para onde podem ir de carro.

                Em síntese, Cássia dos Coqueiros passa por dois processos que levam à um fortalecimento do setor de serviços e comércio, provocado pela atração de novos consumidores que podem ser um fator de reinvenção da identidade da cidade. Melhor, será renovada sem perder sua essência, pois é esta essência que atrai quem vem de fora. Isso naturalmente levará a organização dos empresários locais em uma associação comercial, instituição fundamental para o estímulo desenvolvimento local. Este texto é apenas uma reflexão sobre o que se passa neste município, pois a complexidade do que está acontecendo é muita mais ampla e merece maiores considerações. Todavia, há claramente algumas linhas gerais que podem ser identificadas para se desenvolver, e estes são caminhos possíveis.

Link para introdução ao projeto “Com a palavra, as associações comerciais”

https://rbsustentabilidade40.blogspot.com/2020/06/crise-com-palavra-as-associacoes.html

 

Marcos Rehder Batista, sociólogo, doutorando em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia/Unicamp, pesquisador do NEA/Unicamp e do LEICI/Unicamp, líder do projeto RB Sustentabilidade 4.0. E-mail: marcosrehder@gmail.com

 


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